Prefeitura de Ijuí

Em 1987, 1988 os secretários da fazenda e da administração percebem que havia perda de receita devido a morosidade do processo de levantamento de dados e cálculos complexos em função dos índices inflacionários utilizados na época, tanto que o Secretário da Administração -  1989 conta que os contribuintes buscavam informações para efetuar os pagamentos e eram informados que deveriam retornar dentro de 20 a 30 dias e em função da grande variedade de índices inflacionários os cálculos demoravam muito para serem feitos.
Antes de 1989 a empresa Cotridata  –  Processamento de Dados LTDA, atendia as demandas necessárias da prefeitura com os sistemas de Imposto Predial e  Territorial Urbano (IPTU) e as contas de luz, estas informações ficavam armazenadas em fitas de rolo e eram processadas quando necessário.
Em 1989 a prefeitura iniciou a informatização nos setores de Obras e na Secretaria da Fazenda, nesse mesmo período foi instalado o primeiro servidor do município, em 1992-1993 foram contratados dois analistas de sistemas, pois havia grande dificuldade de buscar dados relacionados a esta secretaria.
No ano de 1992, foi um concurso público para a contratação de dois servidores municipais a fim de desenvolver sistemas de gestão na área administrativa. A grande dificuldade encontrada pelos desenvolvedores foram à resistência dos demais servidores públicos em trabalhar com esta tecnologia, sendo que até hoje existe uma resistência em trabalhar com o computador.
Em 1994 houve a criação do Plano Diretor de Informática. Este instrumento rege e orienta a avaliação da organização e dos métodos de trabalho utilizados na gestão pública, sistemas a serem implantados, instalações, investimentos, necessidades operacionais, recursos de materiais, qualificação profissional.
Os objetivos deste plano são:
a) Planejar de forma que o Sistema de informática esteja sempre atualizado e modernizado;
b) Estabelecer a filosofia e a política de trabalho na área de processamento de dados;
c) Avaliar constantemente a necessidade de redimensionar a estrutura e funcionamento do sistema,
preparando -o para eventuais mudanças e adaptações.
Fica clara a intencionalidade e a necessidade de mudanças no setor público decorrente das inovações
tecnológicas deste período. O próprio plano surgiu no momento em que o órgão fiscalizador  –  Tribunal de Contas do Estado exigia que os dados fossem copilados em redes de informação, por sua vez, os municípios eram obrigados a  seguir esta normatização. Neste momento identifica-se uma evolução na informatização de Ijuí. Segundo o Secretário de Administração, a evolução ocorreu pelas demandas internas e externas, ou seja, oriundas do ambiente.
"O computador é uma peça fundamental de trabalho sem ela não dá para fazer nada, pois memória da prefeitura está depositada neste instrumento, tanto que hoje a maioria dos servidores entendem a necessidade do uso dessa ferramenta” Secretário da Administração.
No ano de 1995 foi automatizada a Secretaria de Saúde e remanejaram dois analistas de sistemas que desenvolveram sistemas pontuais nesta área. Estes sistemas são utilizados até hoje, como atendimento, faturamento, central de medicamentos, almoxarifado, vigilância sanitária, controle d e vacina entre outros.
Neste período, houve a licitação para outra empresa, a DATASIS, que mais tarde juntou-se com a SETIL e juntas formaram a DUETO que mantem até hoje, os sistemas de contabilidade, de tributos e o sistema de pregão eletrônico no município. Em 2000 foi criado o Núcleo de Informática da prefeitura, este setor é responsável por aplicar as normas estabelecidas no Plano Diretor.
O município avançou significativamente na implantação do serviço de  help desk  e  servicedesk. Estes serviços possibilitaram que todos os órgãos ligados ao município pudessem gerar um chamado interno, este possibilita identificar o setor que apresenta maior problema, o tipo de problema, à necessidade de treinamento entre outras informações.

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